O DigIT visa promover competências digitais entre educadores de adultos para que possam projetar programas educacionais digitais de alta qualidade para alunos seniores.

Criar oportunidades de aprendizagem de alta qualidade para os seniores e fomentar um estilo de vida de envelhecimento ativo, abordando a lacuna digital deste grupo, tornou-se uma prioridade fundamental para a União Europeia, como exemplifica o recente Livro Verde sobre o Envelhecimento e a vontade do Erasmus+ de incluir todas as gerações, particularmente os seniores. A COVID-19 destacou não apenas os obstáculos que essa faixa da população enfrenta como falta de competências digitais e solidão, mas também o quanto as organizações não estavam prontas para essa mudança digital. O acesso desigual às TIC por parte dos alunos seniores e a falta de conhecimento das ferramentas digitais e de como criar oportunidades educacionais através delas por parte das organizações agravou o estado de fragilidade da aprendizagem ao longo da vida nos programas de terceira idade para alunos seniores.

Promover o intercâmbio de Boas Práticas e metodologias de trabalho, incentivando um forte trabalho de equipa internacional, capacitando as organizações envolvidas, nomeadamente na utilização de ferramentas digitais educativas inovadoras.

Proporcionar aos educadores de adultos a oportunidade de participar num intercâmbio educativo transnacional entre profissionais de diferentes países, reforçando a identidade europeia e a aprendizagem intercultural.

Capacitar facilitadores e educadores sobre como promover as principais competências digitais e o desenvolvimento pessoal entre os idosos.

Explorar diferentes ferramentas digitais para o design de oportunidades educacionais para idosos.

Introduzir e refletir sobre o desenho da educação não formal para seniores.

Aprofundar as necessidades e potencialidades da população sénior em matéria de literacia digital.

Estamos a promover a valorização dos educadores de adultos na promoção do envelhecimento ativo, dotando-os de ferramentas poderosas para responder às necessidades dos seniores. Ao criar um MOOC (Massive open online course) para educadores de adultos sobre ferramentas digitais a serem usadas no ensino de alunos seniores +60 e organizar formações de curta duração para educadores de adultos, estaremos a contribuir para o desenvolvimento profissional de educadores de adultos e, em última análise, para o disponibilidade de oportunidades de aprendizagem de alta qualidade para adultos seniores, particularmente para seniores com baixo nível de aptidões, conhecimentos e competências.